quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Pra onde irá nossos velhos e pobres (atletas)?


[por Valter Bernardo]

Qual será a grande diferença entre o futebol feminino dos Estados Unidos e o do Brasil? Será o técnico, feminino e masculino respectivamente? Será a beleza, Onde as americanas ganham em cheio? Ou seria o melhor condicionamento físico?
Essas são as pequenas diferenças. O que difere, e muito, as duas seleções é o seguinte. As jogadoras brasileiras dão a vida pelo esporte e necessitam do esporte para viver, já que nenhuma delas tem outra profissão. Então se por acaso (o que não é difícil acontecer) alguma se machuque gravemente e não mais possa jogar futebol, vai fazer o que? E quando estiverem em fase ruim e sem contrato, vai comer como? Ou quando não tiverem mais idade para jogar, vai viver de quê? Por outro lado as jogadoras americanas todas são universitárias. Jogam com amor, são ótimas atletas, mas se algo (o que já foi citado) acontecer com alguma jogadora e privá-la do futebol poderá exercer sua segunda (ou primeira) carreira tranquilamente.
Enfim se o esporte no Brasil continuar desvinculado quase totalmente do estudo, da educação futuramente, para abrigar os atletas “inúteis”, solitários e pobres, teremos que fazer como os artistas, criar um RETIRO DOS ESPORTISTAS

Nenhum comentário: